Bike
Pedal Dominguera completa uma década de atuação em Pelotas
Com propósitos de promover atividade física, ajudar na saúde mental e conscientizar sobre segurança, projeto já atingiu milhares de pessoas
Foto: Divulgação - Às segundas, quartas e sábados, grupo se reúne com diferentes objetivos e destinos, de acordo com o estágio dos participantes
É comum ver grupos de ciclistas transitando à noite pelas ruas de Pelotas. Um desses coletivos, o Pedal Dominguera, completou dez anos em abril e foi homenageado, nesta quinta (11), com uma audiência pública na Câmara de Vereadores, proposta por Rafael Amaral (PP). Durante a década de atuação, o projeto, que nasceu de forma despretensiosa, já beneficiou milhares de pessoas.
Ao Diário Popular, o fundador da iniciativa, Telmo Coelho, conta que começou a pedalar devido aos empecilhos físicos para continuar jogando futebol. Resolveu, então, compartilhar em redes sociais que iniciaria um trajeto, durante uma manhã de domingo, partindo da rótula do Big. Foi o estopim de uma ideia que nunca mais deixou de crescer.
“No primeiro [domingo] apareceram seis. No outro apareceram 12. No outro apareceram 20, no outro apareceram 30...”, resume Coelho. O nome do grupo nasceu como consequência quase natural. Primeiro apenas aos domingos, e no ano seguinte foram abertas “ramificações” voltadas a preparação física, com praticantes mais experientes, e também a iniciantes na modalidade.
“Aí explodiu o grupo. Hoje temos mais de sete mil pessoas na nossa página no Facebook. Mais de cinco mil no Instagram, e a gente pedala com cem pessoas toda segunda-feira. O que a gente já ajudou a mudar a vidas das pessoas… na saúde física e mental, além de diversão e amizades”, complementa o fundador.
Impactos
A programação também inclui idas aos sábados para a zona rural do Município. No caso do grupo de iniciantes, isso acontece uma vez por mês. Além dos benefícios para os aspectos físico e mental, Telmo Coelho destaca a inclusão social proporcionada, já que é necessário apenas ter a bicicleta e um capacete – a segurança, aliás, está entre as maiores preocupações do Pedal Dominguera.
“Quando eu criei o grupo, nosso foco era ajudar as pessoas a sair do sedentarismo e melhorar a qualidade de vida. E também ajudar os ciclistas novos, orientar eles que a bicicleta é um veículo inserida no CTB [Código de Trânsito Brasileiro] e tem regras a seguir. Tem que usar capacete, andar na ciclofaixa, quando tiver uma via, andar no canto da via. O pedal dos iniciantes é educativo”, enfatiza.
O grupo utiliza coletes, bastões e rádio para garantir a devida organização. Existe, ainda, uma parceria com a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (STT). A agenda do projeto reserva os domingos para ações específicas com empresas e também conectadas a datas comemorativas, por exemplo.
O grupo
O Pedal Dominguera está no Facebook e no Instagram, @pedaldominguera. Interessados também podem entrar em contato via WhatsApp no número (53) 99112-6201. O grupo de iniciantes pedala 15 quilômetros às segundas-feiras, saindo em frente ao Big. Às quartas ocorre a pedalada voltada à preparação física, com percurso maior, de 40 a 50 quilômetros.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário